Turismo Espacial: Já acessível aos milionários. E logo aos simples mortais remediados
A indústria do turismo vende sonhos. Por isso podemos sonhar um dia fazer turismo espacial. Por enquanto só dá mesmo é para praticar turismo ecológico pelos rios Tietê, Iguaçu, Guaíba e outros tantos rios hoje muito poluídos Brasil afora.
Nesta linha de consumo em comprar sonhos, está surgindo o elitizado turismo espacial, além do turismo ecológico, rural, gastronômico, religioso, histórico, cultural, aquático e demais seguimentos fortes no mundo e no Brasil.
O turismo espacial consiste em organizar, promover e oferecer pacotes aos milionários e não demora aos simples mortais remediados. Quero ir. Sonho ver lá de cima o que chamam de céu. Mas não igual ao que vemos durante um voo, por exemplo, de Curitiba a São Paulo, Rio ou Brasília. Estou falando de voo a 500 quilômetros de altura. Além da exosfera.
Atualmente são oferecidos “pacotes” para a lua, seja o dono da agência o pastor Edir Macedo, Marcos Pontes, CVV e outras agências mais ou menos renomadas.
Ver a terra lá de cima em voo de caça na estratosfera parece ser fichinha perto da nave espacial. São várias opções de pacotes ofertados ao espaço, literalmente. Esse segmento turístico começou em 2001, quando o empresário americano Dennis Tito pagou US$20 milhões para viajar na cápsula Soyuz. Em 2012 a cantora britânica Sarah Brightmann pagou US$ 52 milhões para se tornar a oitava turista espacial da história em voo que deve sair em 2015/2017.
A viagem é cara e só acessível aos lunáticos milionários. Mas o segmento deverá oferecer pacotes, por exemplo, de cerca de 700 mil reais por uma passagem para Space Ship, da Virgnin Galactic. A nave está pronta e testada em 2010. Falta somente a autorização das autoridades americanas para decolar.
A Agência do astronauta brasileiro Marcos Pontes, é especializada em turismo espacial, com sede em São Paulo. O engenheiro Marcos Palhares diz que o voo que a empresa oferece é diferente do voo espacial, onde a cantora Sarah irá ficar cerca de 10 dias na Estação Espacial Internacional. O voo da Virgin Galactic terá 10 minutos no espaço, com gravidade zero, a cerca de cem quilômetros de altitude. O suficiente para encantar os viajantes. O passeio sairá de um space port construído no estado americano do Novo México. Outra boa opção turística ao espaço é viajar no caça MIG-29 da força aérea russa, até a estratosfera, quebrando a barreira do som. Lá o que chamamos de céu fica lá em baixo, encantando o viajante. Lá também dá para ver a cor real do sol, que é branco, levemente esverdeado, propaga Palhares. Neste pacote, caso o cliente deseja, poderá realizar algumas manobras, com a constante supervisão do instrutor, piloto do avião. Não dá para fazer selfie, mas o voo é filmado e fotografado. Custa cerca de US$ 31 milhões. Além de conhecer e assistir lançamentos de naves espaciais, no Cazaquistão, por exemplo.
A Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abrav) quer fazer reduzir esses custos e acessar os milionários sim, mas também seduzir e vender sonhos aos simples mortais, especialmente aos brasileiros. Quer saber mais sobre turismo espacial: Acesse:
Fontes:
www.agenciamarcospontes.com.br
http://www.suapesquisa.com/geografia/camadas_atmosfera.htm
Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.