você está lendo…
“NÓS; OS IDOSOS DE HOJE”
Publicado por carlosevangelistajor ⋅ 29 de março de 2025 ⋅ Deixe um comentário

Adolescência, Curiosidades, Disciplina, Juventude, Perspectivas, Rigidez, Trabalho, União
Pensatos
Apenas dei umas pinceladas para adequar este texto que mais serve de reflexão da nossa trajetória. Você também pode melhorá-lo se tiver algo a acrescentar nestes 60 anos ou mais vividos, já que somos os idosos de hoje; Graças ao Bondoso Deus.
“Nascemos nos anos 30-40-50-60-70.”
“Nós crescemos nos anos 50-60-70-80.”
Ouvindo falar de guerra, ditadura e liberdade cerceada.
“Estudamos nos anos 60-70-80-90.”
“Estávamos namorando nos anos 70-80-90.”
“Nos casamos e descobrimos o mundo nos anos 70-80-90.”
Aventuramo-nos nos anos 80-90-2000.
Nos estabilizamos nos anos 2000.
“Ficamos mais sábios na década de 2010.”
E seguimos firmes em 2020.
“Acontece que vivemos OITO décadas diferentes…”
“DOIS séculos diferentes…”
DOIS milênios diferentes…

“Passamos do telefone com operadora para chamadas de longa distância para as videochamadas para qualquer lugar do mundo, passamos dos slides para o YouTube, dos discos de vinil para a música online, das cartas manuscritas para o e-mail e WhatsApp”, Instagram, X, Facebook, Tik Tok, etc.
“Desde partidas ao vivo no rádio até a TV em preto e branco e depois para a TV HD.”
Fomos ao Videoclube e agora vemos Netflix.
‘Conhecemos os primeiros computadores, cartões perfurados, disquetes e agora temos gigabytes e megabytes em mãos no celular ou IPad.“
Usamos shorts durante toda a infância e depois calças compridas, oxfords, bermudas, calças leggings, roupas transparentes, etc. Homens barbudos de mãos dadas se beijam em locais públicos, tal qual mulher com mulher. Tudo tem de ser normal para nós.
Na agricultura a enxada foi substituída por potentes máquinas e drones. Verduras, cereais, frutas, enfim, alimentos são cada vez mais transgênicos. Hoje Preferência alimentar são os deliveries com a intermediação do IFood.
“Evitamos paralisia infantil, meningite, gripe H1N1 e agora COVID-19.” Talvez clonar seres humanos e acabar com as doenças seja meta da Inteligência Artificial.
Andamos de patins, triciclos, inventamos carros, bicicletas, ciclomotores, carros a gasolina ou diesel e agora andamos em híbridos ou 100% elétricos.
Nossas canoas, barquinhos, navios estão sendo substituídos por grandes plataformas tecnológicas para exploração nas profundezas dos oceanos em busca petróleo e demais riquezas lá existentes. O homem quer explorar as riquezas de Marte.
“Sim, passamos por muita coisa, mas que vida maravilhosa tivemos!”
Eles poderiam nos descrever como “exennials”; pessoas que nasceram naquele mundo dos anos 50, que tiveram uma infância analógica e uma idade adulta digital. Somos monitorados diuturnamente por rastreadores, aplicativos, chips, câmeras, satélites, cpfs, bancos, ambientes comerciais, escolares, etc.
“Somos quase 30 milhões de idosos no Brasil. Pouco mais de 5 milhões acessam a Internet, além Whatsapp e Facebook. Uma espécie de Yaheseen-it-all.”
Nossa geração literalmente viveu e testemunhou mais do que qualquer outra em todas as dimensões da vida.
É a nossa geração que literalmente se adaptou à “MUDANÇA”.
Uma salva de palmas a todos os integrantes de uma geração muito especial, que será ÚNICA.” Mensagem preciosa e muito
verdadeira

O TEMPO NÃO PARA!
“A vida é uma tarefa que nos propusemos a fazer em casa. Quando você olha… já é sexta-feira; quando se olha… acabou o mês, quando se olha… acabou o ano; quando se olha… 50, 60 e 70 anos se passaram!
Quando você olha… não sabemos mais onde estão nossos amigos.
_Quando você olha… perdemos o amor da nossa vida e agora, não dá mais para voltar.
O dia é hoje!
NÃO TEMOS MAIS IDADE DE ADIAR NADA.
Espero que você tenha tempo para ler e depois compartilhar esta mensagem/texto… ou então deixe para depois e você verá que nunca compartilhará!
Fontes:
Carlos Evangelista é jornalista e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este texto reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.