//
você está lendo…
TRUMP: Melhor ou pior para o mundo?
Publicado por carlosevangelistajor ⋅ 9 de dezembro de 2024 ⋅ 1 comentário

Tags:
Apaziguação, Desenvolvimento humano, Incentivos, Política internacional, Possibilidades
Donaldo Trump – 78 anos, eleito para ser presidente dos Estados Unidos, em seu segundo mandato, 2025/2029, é sem dúvida uma incógnita não só para os norte-americanos como para o restante do mundo.
Alguns acenos o novo presidente já prenunciou: terminar de construir o muro entre EUA e México, expulsar todos imigrantes ilegais no País, implementar mais tarifas sobre importações, expurgar burocratas desleais do governo federal, promover criptomoedas e IA, aumentar a produção de energia americana, construir 10 novas “Cidades da Liberdade”, rever a agenda de mudança climática de Joe Biden, endurecimento da entrada de imigrantes no país, monitoramento da esquerda política na América Latina (aqui de forma muito específica nos movimentos do governo da Venezuela) e, por conseguinte um olhar mais próximo ao Brasil, Cuba, etc.
Acredita-se que os EUA, sob a chefia de Trump e Elon Musk Irá mostrar aos governantes do planeta que é possível sim enxugar a máquina pública, combater a corrupção governamental, agilizar processos internos, em todos os setores, propulsar pesquisas científicas e principalmente acabar com a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Politicamente a chegada de Trump ao poder americano faz renascer a esperança de que o mundo ainda pode sim se livrar da onda crescente do comunismo com a direita republicana retornando ao centro político nos países parceiros e desta forma balancear os mandos e desmandos da esquerda retrógrada e antidesenvolvimentista, comercialmente falando, porém pregando uma democracia de falácias, engodos e prepotência, sob alegação da defesa dos direitos e das liberdades individuais plena aos seus governados.
Assim sendo é esperar pra ver o que de fato a chegada de Trump à Casa Branca irá nortear o povo americano e refletir nos povos de outras nações. Se isto será bom ou ruim, veremos nos próximos anos. Estejamos atentos.
Carlos Evangelista é jornalista e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este texto reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.
Fontes:
CNN Brasil