EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: Objetivo é a formação de mão-de-obra primária?
Fico a pensar se não é utópico dizer que o conceito de educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos, estando o homem no plano físico e intelectual, consciente das possibilidades e limitações capaz de refletir sobre a realidade do mundo que o cerca e capaz de perceber seu papel de transformação social como uma sociedade que supera nos dias atuais a economia e a política, buscando solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada um.
Segundo o Dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social”.
Ensinar e aprender é missão para poucos profissionais envolvidos com o desenvolvimento humano. Acredito piamente que ser professor não é somente pensar no salário (sempre aquém das reais necessidades) é sim querer ensinar e aprender; uma devoção, um sacerdócio, um diferencial em prol desse ou daquele aluno sedento por falar, desabafar, galgar, sonhar…ser ouvido.
Obviamente que o sistema educacional no Brasil, conforme afirmam alguns especialistas, visa tão somente a formação de mão-de-obra primária; infelizmente. E isto é visivelmente retrógrado, salvo raríssimas exceções nos departamentos mais avançados. Via de regra é uma mesmice irritante e subserviente à burocracia exacerbada de um modelo quadradinho que não deve ser modificado tão cedo. Exceto e graças á inquietude de poucos educadores do setor.
De resto é o professor insatisfeito e cansado diante de uma carga horária escravocrata e humilhante. Um aluno que só pensa passar de ano. Uma estrutura física escolar que nem sempre é incentivadora. Um corpo pedagógico ocupado com a santa burocracia de todos os dias. Uma Associação de Pais e Mestres ignorada e um discurso político atual de que a educação pública e privada do Brasil é uma das melhores do mundo.
Diante deste olhar estrábico, qual é a sua opinião sobre o assunto?
Fontes: http://www.brasil.gov.br/pde
http://www.paulofreire.org.br
http://www.infoescola.com.br
http://www.planalto.gov.br/portalmec.gov.br
http://www.mec.gov.br
Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.
Olá amigo Carlos, provocação muito bem elaborada, com algumas questões muito sérias e inexplicáveis. Penso que esse discurso de melhor educação do mundo é “oca, descabida e barata”! Haja visto que a educação é formatada, quadrada, careta e mesquinha… não compreende o indivíduo como ser pensante, mas apenas “coletivamente cego e emburrecido”. Não há, portanto, evolução, enquanto o sistema não for seriamente repensado! Façamos então a diferença enquanto é tempo, e deixemos os “mortos cuidar de seus mortos”. Abçs e parabéns mais uma vez!
PUBLICADO POR EDER SILVA | 4 DE MARÇO DE 2013, 10:23 AM | EDIT